QUAL O PROPÓSITO DA VIDA ? A QUE VIEMOS ?

Muitas vezes nos inquietamos por não encontrarmos uma lógica nos acontecimentos que se desencadeiam à nossa volta, muitas vezes nos pegando de surpresa e alterando o rumo, a rota que estávamos seguindo.

Aparentemente o acaso, a sorte, o imprevisto, o destino! Porém há quase 2000 anos o Messias já nos ensinava que o plantio é livre mas a colheita obrigatória, que a cada um seria dado conforme suas obras e que não deixaríamos esta escola terrestre até acertarmos o último ceitil. Agora o Consolador por Ele prometido, nossa amada Doutrina Espírita, vem com muita propriedade aprofundar estes conceitos, deixando bem claro a questão da Lei de causa e efeito. Para cada ato, pensamento, palavra e intenção, existe uma resposta do cosmos, a vida nos responde com similitude, com intensidade igual ou até superior quando esta resposta não é imediata, pois então retorna acrescida pelos juros do tempo.

Muitas vezes não prestamos atenção no plantio, ocupados com nosso egocentrismo, nossas prioridades materialistas, e saímos ferindo corações, maltratando companheiros de jornada como se fôssemos superiores, criamos situações que poderiam ser evitadas, aumentamos nossa cota de responsabilidades sem atentarmos para as consequências que inevitavelmente nos atingirá mais dia menos dia. Muitas vezes já temos certo conhecimento mas nos fazemos surdos aos apelos da consciência, apressados que estamos para satisfazer nossos anseios e desejos. Jesus já nos informara que os inimigos do homem seriam os de sua própria casa, e não desfazendo dos adversários que muitas vezes jornadeiam conosco no ambiente doméstico, nossos verdadeiros inimigos estão dentro de nós mesmos, no fundo de nossa mente e de nossos corações, ai se encontram nossas mazelas, nossas más tendências, nossas imperfeições. Conheça-te a ti mesmo, já dizia a inscrição no portal de Delphos, e ai se encontra o maior segredo da vida.

Queremos muitas vezes conhecermos o outro, julgando, condenando, acusando, imaginando que entendemos o que se passa no universo íntimo do próximo. Nos achamos verdadeiros conhecedores da psicologia espiritual, e não percebemos que não conhecemos ainda a nós mesmos. Usamos de diversos artifícios para iludirmos a nós mesmos, acreditando que já superamos uma série de defeitos e imperfeições, quando na verdade usamos apenas máscaras, uma para cada situação, verdadeiros lobos em peles de ovelhas, assim temos uma postura na casa espírita, outra no lar, outra no trabalho, outra na via pública etc. A cada momento vivemos o reflexo de nossa vida íntima, equilíbrio ou desequilíbrio, e para corrigirmos a rota temos de primeiro corrigirmos o nosso eu interior. Portanto aqui estamos para o aperfeiçoamento íntimo que nos conduzirá à perfeição relativa a que todos estamos destinados, e a cada experiência maior é o aprendizado, mais avançamos rumo à sabedoria e ao amor, mesmo que aparentemente só enxergamos o caos e a desventura. Aprendamos a olhar a vida como um reflexo de nós mesmos, a realidade por nós mesmos criada, retrato instantâneo de nosso estado espiritual, e a partir de então percebendo o que não achamos ser o melhor podemos refazer esta realidade pois ela é moldável conforme nossa criação mental.

Por isto Jesus dizia, vós sois deuses e podeis fazer o que faço e muito mais. Temos em nós o poder de mudar nossa realidade, não a do outro, este o grande perigo pois achamos que podemos moldar o outro. Só mudamos a nós mesmos, mas o extraódinário é que cada mudança que fazemos altera a realidade em que estamos inseridos e se não podemos mudar o outro, alterar a sua realidade, podemos mudar a nossa e consequentemente as situações se alteram de forma a coincidir com nossa nova condição interior.

O Reino de Deus em primeiro lugar e tudo o que lhe for necessário lhe será dado como acréscimo. Ou seja, ao mudarmos interiormente mudamos também nossas necessidades e portanto não buscamos mais os supérfluos, e passamos a nos contentar com o necessário, com aquilo que realmente é importante e contribui para nossa evolução.

A grande Lei da Evolução, o progresso incessante a que estamos subordinados desde o momento em que somos gerados pelo Sopro do Criador é o único determinismo da vida, o único ao qual jamais podemos fugir, pois é da Lei que um dia seremos todos anjos!.

Maikel Santos